Motivação Organizacional

"As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento" (Jonh Maxwell)

sábado, 23 de outubro de 2010

A motivação no ambiente organizacional


Nos capítulos 13, 14 e 15 Maximiano (2004) trata da liderança.

Começa falando da motivação, dando ênfase aos motivos internos e externos que influenciam o desempenho dos colaboradores das empresas, enfocando as necessidades humanas, pensamentos de Maslow, os incentivos... Deixou claro que o fator motivacional é um importante aumentador de produtividade.

Em seguida, explica a liderança como um fator que abrange motivação dos subordinados, cumprimento de metas, interação com a conjuntura sócio-econômica. Comenta ainda algumas lideranças (autocrática, orientada por tarefa; democrática, orientada por pessoa; bidimensional, segue os dois modelos anteriores) e alguns líderes (carismáticos, envolvem seus subordinados por terem uma imagem plausível; transacionais, fazem trocas de favores com os subordinados).

Conclui falando dos grupos formais e informais, do desenvolvimento de um grupo (formação, tempestade, normatização, desempenho, encerramento), das características de um grupo de "alta performance" (clareza de objetivo, coesão, organização, comunicação); deixando bem claro que grupos informais são embriões de grupos formais.

A motivação é um fator indispensável para se ter liderança e produção satisfatórias. Motivar é uma das principais ações de um líder, que por sua vez tem que conhecer seu estilo, sua forma de liderar (como foram mostrados) para ter melhor desempenho. Continuando o raciocínio, se existe motivação e liderança consciente, o grupo tem maior capacidade de se desenvolver e chegar a "alta performance", como abordou o autor, tendo a possibilidade de se destacar no competitivo mundo dos negócios. Portanto, Maximiano (2004) teve sucesso na abordagem e desenvolvimento de suas idéias sobre liderança.

Referência

MAXIMIANO, Antônio C. Amaru. Introdução à Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004. Cap. 13, 14, 15. "Motivação" , "Liderança", "Grupos", p. 265 - 333.
(Aluno de Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.)

3 comentários:

  1. É claro que para se obter sucesso,boa produtividade é necessário muitas coisas, uma boa estrutura, organização, controle... mas a motivação é muito importante também,partindo da propria pessoa,do líder,ou das dua partes ela pode tornar o ambiente mais agradavel e produtivo.

    ResponderExcluir
  2. A alta performance é somente alcançada por grupos que possuem uma interação harmoniosa. Esta harmonia deve ser administrada e intensificada por um líder competente, que com um controle sábio, irá motivar as equipes. A alta performance é um state-of-the-art no quesito grupos e equipes.

    ResponderExcluir
  3. O lider tem o dever de estimular a motivação,agindo assim cumprir metas etc... deixa de ser um obrigação e passa a ser um satisfação,pois o que é levando em consideração,e onde a equipe quer chegar e para oque!

    Aline catarina.

    ResponderExcluir